
PROFESSOR DOUTOR MORALES MANZUR, Juan Carlos
Juan Carlos Morales Manzur é historiador, genealogista, pesquisador e escritor (ensaísta). Licenciado em Ciências Políticas e Administrativas, menção Ciências Políticas (1989), Diploma Internacional de Especialista em Nações Unidas (2006), Diploma Internacional de Especialista em Negociação e Resolução de Conflitos (2007), Diploma Internacional em Estudos de Identidade Latino-Americana (2012), Diploma Internacional Superior em Estudos Diplomatas e Relações Internacionais (2013), Especialista em Estudos Internacionais Avançados (1991), Mestre em Administração de Empresas (1994), Especialista em Gestão de Empresas da Indústria e Comércio (1996), Mestre em Direito Nobreza e Concessões, Genealogia e Heráldica (2008) , Mestre em Relações Internacionais (2007), Doutor em Ciências, Menção Científica (1997), Doutor em Ciência Política (1999), Doutor em História (2017), com Pós-Doutorado em Gestão de Organizações (2007), Ciências Humanas (2013 ) e American History (2018), atualmente cursando doutorado em Ciências Sociais e mestrado em Narrativa Criativa.
É Professor universitário. Ocupou cargos de ensino e pesquisa na Universidade de Zulia, onde é professor titular e pesquisador, desde 1995, além de fundador da Escola de Ciências Políticas dessa Casa de Estudos. Também foi Chefe da Seção de Integração Latino-Americana, do Departamento de Economia e Finanças Públicas, Membro da Cátedra para a Paz, Coordenador da Cátedra Rotary Internacional, entre outros cargos. É professor de pré e pós-graduação em Integração Latino-Americana e Política Externa na Universidade de Zulia. Também lecionou nas Universidades Rafael Urdaneta, Escola de Ciências Políticas (1992-1995) e na Universidade Rafael Belloso Chacín (1992-1995). Foi professor visitante da Society for International Studies, da Universidade de Alcalá de Henares, da Universidade de Salamanca, na Espanha, e da Universidade de Los Andes (Venezuela). Da mesma forma, é Cronista Ad-Honorem da População de Santa Cruz de Mara.
Foi Membro do Conselho de Administração em representação Executiva do Estado de Zulia, perante o Centro de Belas Artes Lía Bermúdez e o Museu de Arte Contemporânea de Zulia, (MACZUL). Membro fundador e diretor das fundações de amigos da Casa da Capitulação, Museu Histórico Rafael Urdaneta, Cemitério El Cuadrado e Rede Venezuelana de Valorização e Gestão de Cemitérios Patrimoniais. Foi membro do conselho do Museu Ecológico e Turístico da Bacia do Lago de Maracaibo. Ele foi diretor do Patrimônio Histórico de Zulia e suas instituições afiliadas:
Casa da Capitulação, Museu Rafael Urdaneta, Rede de Arquivos Zulia, Centro de Documentação Zuliano Héctor Cuenca, Arquivo Geral do Estado Carlos Medina Chirinos e Fototeca Arturo Lares Baralt.
Recebeu diversos reconhecimentos e distinções, entre eles: Vencedor do Prêmio de Desempenho Acadêmico 1998 – PREA; Prêmio Andrés Bello da Universidade de Zulia (1999); Professor Benemérito (CONABA) Nível I; Membro do Programa de Fomento ao Pesquisador Nível III; Professor Simón Bolívar, pelo Ministério de Ciência e Tecnologia da República Bolivariana da Venezuela; Prêmio Francisco Eugenio Bustamante em 2006 e 2007, por Contribuições à Pesquisa, pela Universidade de Zulia, e Doutor Honoris Causa pelo Conselho Ibero-Americano de Educação (2009), concedido em Lima, Peru. Foi condecorado com a Ordem “José Eusebio Gallegos” em sua Primeira e Única Turma do Colégio de Graduados em Ciências Políticas e Administrativas do estado de Zulia em reconhecimento ao “trabalho profissional e sindical realizado” e com o ” Ordem Jesús Enrique Lossada” pela Universidade de Zulia, em sua Segunda Turma (2000). É Membro Titular da Academia de História de Zulia e Membro Correspondente da Academia de História do Estado de Táchira. É membro, como genealogista, do Instituto Venezuelano de Genealogia, da Academia Costarriquenha de Ciências Genealógicas, do Instituto Chileno de Pesquisas Genealógicas, do Instituto Peruano de Genealogia, do Colégio Brasileiro de Genealogia, da Academia Americana de Genealogia, da Instituto de Genealogia do Uruguai, do Instituto Argentino de Ciências Genealógicas, entre outros, e fundador e atual presidente do Centro Zuliano de Pesquisas Genealógicas.
Apresentou 250 trabalhos em eventos nacionais e internacionais. Publicou mais de 200 artigos científicos em revistas indexadas nacionais e estrangeiras. Possui setenta (80) cursos Nacionais e Internacionais nas áreas política, histórica e afins. Ele escreveu 24 livros em sua área de pesquisa. Também organizou oitenta (80) eventos científicos nacionais e internacionais. É membro do Comitê Editorial e consultor de quatorze (14) revistas científicas nacionais e internacionais. É ainda membro de associações científicas, culturais e sociais nacionais e internacionais. Entre seus livros estão: Algumas tentativas de reconstrução da Grande Colômbia depois de 1830; José del Carmen Ramírez: pegada e insígnia de um homem de leis: estudo biográfico e genealógico; A família do herói comandante Remigio Negrón Rincón; A coleção fotográfica do Museu Rafael Urdaneta; A coleção fotográfica do Museu Histórico e Cultural de Los Puertos de Altagracia; Remigio Negron Rincón. Herói Zulian da Independência Nacional; Venezuela e a ideologia da unidade continental; Perspectiva histórica da independência maracaibera; Contribuições para a história consular de Zulia; Referências inéditas sobre a vida e família de Francisco Javier Pulgar; Maracaibo por dentro. (Co-autor com Milagros Socorro e Pedro Romero); A família Belloso de Maracaibo. (Co-autor); Títulos de nobreza na Venezuela: Marquesado de Torre Casa; .Santa Cruz de Mara: À sombra de um curarire; Memórias do exílio político venezuelano no Peru: falam seus protagonistas. (Co-autor com Lucrecia Morales García); Graciela Rincón Calcaño. Cantora da Virgem do Chiquinquirá. (Compilador); José Matos Pulido. Lembranças de uma época. (Editor e Compilador); Contribuições de Zulia para a genealogia nacional. (Editor e Compilador); Magda Andrade e a magia da sua pintura; Maria Calçado. Trabalhos completos (compilador e editor); Ascendência e descendência de Rafael María Baralt. Esclarecendo incógnitas; Ana Maria Campos. Entre o mito e a realidade, e outros livros.
Fonte: Dicionário Geral de Zulia. 2019.