Delegado da ALAB para a República Democrática de São Tomé e Príncipe

Dr. Nelson Campos de Oliveira,

São-tomense, residente no Bairro Palmar -Boa Morte, Distrito de Água Grande – São Tomé, docente efetivo da Universidade de São Tomé e Príncipe, destacado no Instituto Superior de Educação e Comunicação – ISEC.

Foi Coordenador do Departamento de Ciências da Comunicação e Línguas, e, atualmente, coordena o curso de Licenciatura em Ensino Básico – variante Português/Francês, e responde pelo Polo Neves, que é uma extensão de formação universitária na Zona Norte do País. Ainda no domínio educativo, leciona na Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe.

Antes, desempenhou as funções de Diretor Executivo da Casa da Cultura de São Tomé e foi, de igual modo, Diretor-geral de Cultura, por 9 anos. Durante a missão, foi ponto focal da cultura para a CPLP, ponto focal da CPLP Audiovisual e membro observador do Comité Intergovernamental da UNESCO. Entretanto, apesar de estar na Universidade de São Tomé – USTP, continua a colaborar com o Sector de Cultura Nacional exercendo as funções de ponto focal da Convenção 2003 da UNESCO para a salvaguarda do Património Cultural Imaterial.

Recentemente conduziu o processo de inventário nacional de Tchiloli e submeteu a candidatura do citado bem à lista representativa do património cultural da humanidade, em nome do estado são-tomense.

De entre outras atividades, é membro fundador e Secretário-geral do Corpo de Intervenção Civil de São Tomé e Príncipe – CICSTP.