Delegado da ALAB para a Região Administrativa Especial de Macau

DR. MIGUEL SENNA FERNANDES

Dr. Miguel Senna Fernandes, reputado jurista, da comunidade luso-macaense, defensor do Patuá, dialecto de Macau, e promotor da cultura macaense

Nasceu em 1961, em Macau, como todos os Senna Fernandes, cresceu numa família com cerca de 270 anos, descendente duma das mais antigas e ilustres famílias de luso-descendentes de Macau, parente do 1.° Barão de Sena Fernandes, 1.° Visconde de Sena Fernandes e 1.° Conde de Sena Fernandes.

Filho do escritor e advogado macaense Henrique de Senna Fernandes, estudou Direito na Universidade Católica de Lisboa, uma sumidade em Macau por ser filho de quem é, mas muito particularmente pelo papel que vem tento da salvaguarda e promoção da cultura macaense.

Presidente das duas maiores associações de macaenses, da Associação dos Macaenses (ADM) desde 2006 e da Associação Promotora da Instrução dos Macaenses (APIM), associação fundada em 1871, desde 2016, e encenador dos Dóci Papiaçám di Macau.

O QUE É SER MACAENSE?

“Ser macaense é ter um amor incondicional a Macau, é um laço de pertença muito grande, é ter consciência da sua ascendência mestiça com um pendor português acentuado, a começar pelo nome, na fisionomia, na gastronomia, na língua, em vários aspectos”. “A ideia de macaense não pode estar dissociada da ideia de multiculturalidade, da mestiçagem, da miscigenação. Uma base portuguesa dá o toque distintivo das várias experiências de mestiçagem”.